Friday 22 June 2012

Reflexão Diária: vale mesmo a pena?


Ja estou de volta! Bom tento escrever geralmente quando tenho folga, pois dias que trabalho como vocês sabem, não sobra tempo para mais nada. Não lembro da minha época do Brasil de ter conhecido um meio ou mesmo ser questionada sobre situações diárias de trabalho, de uma forma que seja para aprendizado pessoal e também para compartilhar nossas experiencias e pensamentos.
Como já falei, tive que fazer 3 meses de faculdade aqui, logo quando cheguei, para  completar o programa de enfermagem para poder trabalhar aqui. E durante esse período na faculdade, tínhamos que fazer muitos trabalhos e um com frequência era o Gibbs reflective cycle. Para falar a verdade achava um tédio, ter que refletir sobre uma situação que tenha ocorrido na pratica. Hoje, por já esta acostumada a usa-lo acho de grande importância, fazendo com que refletimos sobre a situação vivenciada e se não satisfeitos, pensamos como poderíamos ter agido, o que ajudara na nossa decisão caso venha acontecer novamente.

Gibbs reflective cycle



Como podemos ver, analisamos:
1- Descrição da situação
2- Qual foi seu pensamente e sentimentos 
3- O que você fez de bom e ruim nessa situação
4- Como você analisa a situação em um todo
5- O que mais você poderia ter feito
6- Qual seu plano de ação caso aconteça novamente e se você teria agido diferente.


Com certeza fazemos isso mesmo sem pensar que estamos fazendo. Quantas vezes já sai do plantão pensando em uma situação que vivenciei passo a passo.
E vocês, estão acostumados a refletirem sobre suas praticas?
Bom, podemos combinar de no próximo post, quem tiver interesse me enviar um email com algo que queira compartilhar conosco que colocarei como exemplo, e ai podemos opinar também sobre o assunto. Vale lembrar que cada pessoa tem uma forma de pensar e agir, então na maioria das vezes não se tem respostar erradas e sim variadas.

Obrigada por lerem. Aguardo o seu contato, email: manuazzari@hotmail.com





5 comments:

  1. Ola,Manu,espero que esteja bem,e feliz,bem nunca vi isso aqui no Brasil nao,mais estou vendo isso na Universidade Vila Velha,toda vez que terminamos uma campanha de saude,ou um Plantao de Estagio,os professores estao sempre sentando conosco para discutir as acoes que foram desenvolvidas,e a melhor forama de agir em certas circunstancias que possam sobrevir e assim,vamos construindo um olhar critico,sobre todos os aspectos do atendimento humanizado,pois estao focando muito a Humanizacao em Saude,pois estao vendo que as pessoas estao se tornando muito frias umas com as outras,e a Enfermagem,sendo uma profissao extremamente humanista,nao querem que tambem modifiquem o nosso modo de ver o outro e a melhor maneira de lidar com problemas,seja com pacientes,colegas de Profissao,outras profissoes que trabalham conosco,etc...Entao acho muito valido a discussao,pois somente assim poderemos caminhar para uma quase perfeicao no campo de trabalho,crei que o caminho seja este mesmo,de trabalhar o carater dos profissionais desde a formacao e continuar no campo de trabalho,como uma educacao continuada,de suma importancia e que nao pode parar.
    Abracao e que DEUS nos abencoe.

    Pedro Vittore

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Pedro, super interessante saber que as faculdades incluíram esse espaço para reflexao. Acho super valioso, por servir como um método para aprimorarmos nossas acoes e pensamentos. E também dividir ideias e conhecimentos.
      Continue acompanhando o blog. Obrigada pelo recadinho.
      Manu

      Delete
  2. Olá Manuela,
    lendo o seu post me fez lembrar muito bem de ciclo de PDCA (Plan, Do, Check e Act) que aprendi na faculdade.
    Eu tenho percebido da seguinte forma, não sei se você reagiu assim quando começou sua carreira, mas como estou no primeiro emprego eu analiso muito as situações que vivencio.
    É uma mistura de insegurança como uma forma de auto avaliação pra querer fazer o melhor. Eu acredito que quando as pessoas mudam de emprego tenham praticamente a mesma reação.

    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Giselle, eu ate hoje penso nas situação do meu dia a dia. Quantas vezes vou para casa e penso " porque não fiz desse jeito" ou satisfeita com minhas acoes.Acho que quando queremos fazer o nosso trabalho muito perfeito, sempre iremos ter uma nova visão de aprimorar. Mais e super valioso a reflexão. Eu não lembro de ter tido isso na faculdade, também já tem um bom tempo. obrigada por participar. Manu

      Delete