Saturday 16 June 2012

E os meses se passaram e coisas novas aconteceram ....

              Apesar de ter sumido por uns meses estou de volta, agora espero ter disciplina de postar a cada dia. Realmente, para quem me conhece, sabe que sempre estou procurando novas experiência. E como sempre quem procura acha, ou por sorte achei, mudei de hospital e agora estou trabalhando no CTI cardíaco (estava no CTI geral). Então estava um pouquinho ocupada com treinamentos e adaptação no novo setor. Sempre apaixonada por terapia intensiva, optava por CTI geral mais sempre tive uma vontade enorme de fazer um pouco de cardiologia, e agora aqui estou já fazendo um mês e meio. A adaptação esta sendo melhor do que eu esperava. Achei que eu fosse ficar super estressada com os pacientes cardíacos, não sei vocês, mais sempre tive medo deles. Medo no sentido de que as coisas acontecem bem rápidas e temos que agir também rapidamente. Mais esta sendo uma ótima experiência.
               Vou contar agora como funciona a enfermagem no CTI. Falerei um pouco do CTI geral que eu estava trabalhando. O setor tinha sete leitos, três sendo de isolamento. Recebíamos pacientes sépticos, pacientes com problemas renais, pós operatório, não muito trauma por não ser um hospital  de referencia em trauma. Para sete leitos tínhamos oito enfermeiros de plantão. Sempre um responsável pelo setor e os demais pelos paciente. Um enfermeiro para um paciente. O enfermeiro assume um cuidado holístico do paciente, responsável por todos os cuidados ao paciente. |Nessa unidade não tínhamos técnicos de enfermagem. Temos sempre um medico intensivista e médicos plantonistas no setor. Na verdade a diferença seria 1paciente para 1enfermeira. Então o enfermeiro e responsável por todas medicações e cuidados relacionados ao paciente. Temos autonomia e conhecimento, por exemplo, na parte da ventilação mecânica, a fisioterapia não e responsável,e sim o enfermeiro. Alteramos os parâmetros da ventilação de acordo com a situação do paciente, também somos responsáveis em extubar o paciente,claro com a decisão da equipe do CTI.


Coloquei esse vídeo básico só para vocês verem como é um CTI daqui. Esse não é o hospital que trabalho, mais são bem parecidos também do NHS ( como se fosse do SUS)            

  Estou tentando lembrar da minha época no Brasil que foram há 8 anos atrás, e escrever um pouco das diferenças, se já tiveram mudanças por favor deixem um recadinho para eu também saber como as coisas estão por ai. Bom vou ficando por aqui e espero postar com mais frequência. O próximo será continuação ainda do CTI. Vários assuntos para podermos discutir e compartilhar as experiências.
Obrigada por lerem. Beijos Manu





No comments:

Post a Comment