Sunday 17 June 2012

Enfermeiro na unidade de terapia intensiva em Londres

   Continuando o assunto do post anterior sobre a unidade de terapia intensiva, vejo que a cada dia os enfermeiros tem mais autonomia sobre as intervenções ao paciente critico. Alguns hospitais daqui de Londres tem todas as documentações digitalizadas, até as observações são feitas direto no computador, seu que ai no Brasil alguns hospitais também já usam há um bom tempo. Como a maioria dos hospitais são do NHS, ainda não são todos que possuem a digitalização total dos papeis. O que trabalho ainda não tem, mais já tem planos para implementação.
   O plantão e passado de  enfermeiro para enfermeiro, como também no Brasil, e ai você assume o seu paciente do dia. Bom começamos pelo exame físico completo, identificando os problemas e fazendo um plano de cuidado para o paciente. Já temos protocolos para todos os precedimentos.
   As medicações são administradas através de Library pumps, significa que todos as medicações do setor já estão instaladas no equipamento, dando a dose por ml por horas,  mostrando também o tempo em que a medicação ira acabar. For exemplo se você tem que administrar paracetamol intravenoso, seria  só selecionar paracetamol no equipamento e ai já tem programado em quanto tempo ira ser administrado. Também temos protocolo de medicação sobre a diluição dos medicamentos, interações com outros medicamentos e tempo para ser administrado, já que é responsabilidade dos enfermeiros o preparo e administração da medicação. Os equipos são todos identificados com datas e hora, e as cores da etiqueta são diferentes de acordo com a medicação.
   O enfermeiro trabalha muito próximo do médico, contribuindo com sugestões que irão favorecer o tratamento do paciente. Somos responsáveis, tanto quando os médicos, de interpretar os resultados de laboratório, e por exemplo se o paciente tem os níveis de potássio, magnésio, fosfato baixos, devemos sugerir aos médicos que sejam prescritos, se ainda não estiverem na lista das medicamentos, para serem administrados. Se já estiverem prescritos automaticamente administramos.
   A equipe médica,  composta de médicos, enfermeiro, farmacêutico, bioquímico fazem as avaliações dos pacientes três vezes ao dia, e a pessoa principal para informa-los sobre a condição do paciente,  é o enfermeiro que esta cuidando desse paciente. Nesse momento temos a oportunidade de expressar nossas preocupações e sugerirmos o que pode ser feito. A equipe também ira discutir sobre novas infecções, tratamentos, remédios em uso e período.  Acho que dessa forma os profissionais de saúde tem a oportunidade de discutir as intervenções já planejadas para o paciente, como também rever o que já esta em uso.
   O enfermeiro também tem uma ligação com a família onde passamos informações diárias do paciente,para eles, loved ones. E nesse momento, e muito importante manter a família envolvida e informada sobre as mudanças diárias.
 
   Seria muito bom se vocês pudessem dar sugestões de assuntos que tenham interesse, todas sugestões serão bem vindas e por favor escrevam nos comentários sobre a experiencia de vocês, gostaria muito de saber como funciona no Brasil.


  Vou ficando por aqui e obrigada por lerem.
  Tenham uma ótima semana.
   Manu










4 comments:

  1. Manu, que excelente ideia. Trocar figurinhas com enfermeiros do Brasil eh otimo pois assim ficamos por dentro do que estah acontecendo por lah. Nessa minha caminhada que soh acabou de comecar eu sempre me pergunto como serah que eh no Brasil? Cada coisa nova que aprendo eu me pergunto, pois eu nao tenho a menor ideia. Ja que vc sabe que eu atuava numa area completamente diferente la. Nao posso falar muito da ICU daqui porque ainda nao trabalhei lah. Mas pelo post anterior e por esse aqui, algumas coisas que vc citou parecem estar em linha. Vc sempre trabalhou em Critical care aih? Seria interessante vc comentar sobre surgical wards se vc tem algum conhecimento ou te for conveniente. Uma outra coisa que acharia interessante eh falar sobre o preparo dos enfermeiros. Eu vi que vc escreveu um post sobre "uma vez enfermeiro, enfermeiro em qq. lugar do mundo" mas digo mais na relacao se pessoas que vem de outros paises ja falam ingles perfeitamente, se nao ligam pro fato da comunicacao, etc. Porque comunicacao eh extremamente importante e conheci algumas pessoas que nao parecem ligar pra isso... Se vc puder, seria bem legal falar sobre isso... Bem, por enquanto eh isso. Acho que jah escrevi demais. rsrsrs Beijao

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi que bom que você passou por aqui. Imagino suas duvidas porque até eu já não sei mais como tudo esta funcionando no Brasil. Bom com certeza temos muito a discutir. Eu também trabalhei na clinica medica e cirúrgica também . Na clinica cirúrgica o que especificamente você quer que eu fale um pouco. Obrigada por deixar suas sugestões por aqui. Bjs

      Delete
  2. Olá Manuella, vi seu recado no facebook no grupo de enfermeiros e não pude deixar de visitar seu blog.
    Nossa li todos os post e fiquei encantada.
    Sou enfermeira recém-formada e tenho muita vontade de conhecer como é a enfermagem no exterior.
    Atualmente estou trabalhando na area de oncologia em um hospital aqui no ES, mas futuramente pretendo conhecer a enfermagem em outros países.
    Como foi o seu processo para conseguir trabalhar no exterior? Qual é o método de diagnóstico de enfermagem é usado na Inglaterra? (pois nos EUA Usa-se o Nanda)

    Acho que me empolguei, obrigada e abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Giselle seja bem vinda ao blog e obrigada por deixar seu recadinho por aqui.Super feliz por ter gostado do blog. Bom Gisele, cada pais funciona de uma forma. Sei que na Europa você tem que ter uma cidadania que te permita trabalhar, por exemplo na comunidade Europeia. Por sorte minha minha família e descendente da Itália o que facilitou a minha permissão para trabalho. Antigamente a Enfermagem aqui em Londres era uma profissão,de pouca mão de obra qualificada, e eles buscavam profissionais em outros países como das Filipinas. Hoje já se tem mais profissionais na areá então a contratação de enfermeiro de outros países já esta um pouco mais restrita.
      Sabe que perguntei para as enfermeiras formadas aqui e elas não souberam me falar. Aqui cada hospital tem seu próprio plano de cuidados do paciente, então não acho que eles seguem uma literatura. Mais e muito parecido com o NANDA. Se eu achar mais informações te passo. Pode participar, sera sempre bem vinda. Boa sorte na sua caminhada! Manu

      Delete