Monday 3 September 2012

Uso do tabaco aumenta o risco de Hemorragia Subaracnoide

Artigo:
Fumar mais de 20 cigarros por dia quase triplica as chances de sofrer uma hemorragia cerebral fatal, a pesquisa mostrou.
Pesquisadores na Coréia investigaram 426 casos de hemorragia subaracnóide (HSA), entre 2002 e 2004.
Os pacientes foram comparados com um grupo de 426 pessoas pareados por idade e sexo, que não tinha experimentado uma hemorragia cerebral.
HSA ocorre quando uma protuberância de uma artéria enfraquecida, chamado um aneurisma, ocorre no cérebro.
As chances de sobrevivência são apenas cerca de 50%, e as vítimas, que vivem muitas vezes enfrentam uma vida de deficiência.
Os participantes do estudo que fumavam eram mais propensos a ter sofrido uma HSA do que os não-fumantes, os cientistas descobriram.
Quanto mais as pessoas fumavam, mais o risco aumentava. 
Parando de utilizar o tabaco por pelo menos cinco anos reduziu drasticamente o risco global para 59%. Mas as pessoas com um histórico de tabagismo pesado - definidos como fumar 20 ou mais cigarros por dia - ainda eram 2,3 vezes mais propensos a ter uma HSA do que aqueles que nunca haviam fumado.
A equipe de pesquisa, liderada pelo Dr. Chi Kyung Kim, da Seoul  Hospital, escreveu no Jornal de Neurocirurgia  e Psiquiatria: "Para evitar acontecimentos trágicos HSA, os nossos resultados indicam a necessidade de esforços mais globais e vigoroso para as pessoas pararem de fumar. "

No comments:

Post a Comment