Wednesday 19 September 2012

Ser enfermeiro! Surpresas diárias!

Ola pessoal, espero que todos estejam bem. 
        Bom hoje resolvi contar uma experiencia que me fez pensar na minhas ações como enfermeira. Uns dias atras estava de plantão e foi muito gratificante. Sei que muitas vezes saímos de um plantão com  sentimento de derrota, que apesar de todos os esforços da equipe o paciente não obteve bons resultados. Ainda mais se trabalhamos em um  setor mais crítico. Em comparação temos uns dias bons, que deixamos o plantão satisfeitos de ver o paciente progredindo. 
        Esse dia tive um paciente  pós operatório, intubado mais já no protocolo para ser extubado. Então ele estava acordado, responsivo,  com analgesia para poder tolerar o tubo endotraqueal, e bem tranquilo, pela situação que se encontrava. Então o meu plantão se baseou em reduzir os parâmetros da ventilação mecânica para extubar o paciente. A comunicação para vocês que já tiveram experiencia não e nada fácil. Nesse caso era um paciente mais idoso, e não era capaz de usar a escrita ou apontar para as letras. Para ser sincera varias vezes entendi ele dizendo a palavra obrigado, por ser pequena, e isso me fez refletir que mesmo naquela situação que não era nada confortável ele não estava se sentindo o ''pior'' e percebi que no fundo ele também tinha uma preocupação comigo pensando que ele estava me incomodando o dia inteiro. Bom o dia foi passando e o paciente já pronto para ser extubado. Isso já eram 15:00 da tarde. Foi extubado sem problemas. 
          E o que mais me emocionou foram as primeiras palavras que ouvi dele '' Como foi o seu dia, foi um dia bom?'' ele me perguntou. Nossa no momento ate me surpreendi. Imaginam vocês com um tubo na ''boca'' por 8 horas, o que deve ser horrível, o incomodo nem podemos imaginar. Ele pós operado com aquele tubo e no fundo também preocupado com o meu bem estar.
         Isso me faz refletir demais nas nossas habilidades como enfermeiro e por estarmos tão próximos ao paciente podemos sim fazer a diferença. Fazer com que as experiencias hospitalares não sejam tão traumáticas.
          E com eles aprendemos a  maior lição da vida  TER SAÚDE  BASTA pois isso não ha dinheiro no mundo que compre. E com isso agradeço todos os dias por poder estar ali fazendo a minha parte para os que no momento estão inabilitados!

Espero ouvir de vocês também experiencias que te fizeram refletir um dia!!!

obrigada por lerem Manu










No comments:

Post a Comment