Tuesday 3 July 2012

O Poder da Atividade Manual


Estava lendo uns artigos e achei um assunto interessante que resolvi compartilhar com vocês
O artigo diz a respeito do estress na enfermagem e o que podemos fazer para evita-lo. 
A Enfermagem, essa profissão maravilhosa evoluiu ao longo dos anos. No entanto, apesar dos muitos avanços, uma coisa não mudou: os enfermeiros continuam a experimentar estresse em taxas mais elevadas do que a maioria dos outros grupos (American Holistic Nurses Association, 2012).
O Instituto Nacional de Segurança Ocupacional e Saúde (NIOSH) (1999) define o estresse como "as respostas nocivas físicas e emocionais que ocorrem quando as exigências do trabalho não correspondem às capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador ". Na pesquisa realizada encontraram os seguintes fatores a serem ligados ao estresse ( 2008):
  • Sobrecarga de trabalho.
  • Falta de apoio social no trabalho (especialmente de supervisores, enfermeiras-chefe e maior gestão).
  • A exposição a doenças infecciosas.
  • A exposição à violência relacionada ao trabalho ou ameaças.
  • A privação de sono.
  • A ambigüidade de papel e de conflito.
  • Falta de pessoal
  • Não haver oportunidades para todos
  • Lidar com pacientes difíceis ou gravemente doentes.
O que podemos fazer? Poderia ser muito mais fácil do que você imagina: Use as mãos e faça algo significativo, como por exemplo, uma atividade que seja algo que você gosta e algo que é proposital ou ligada a alguém que você gosta.
 Barron e Baron (2012) explica:
Quer seja  ou de rotina,  se trata de concentração e de construção ou movimento mecânico e pensamento livre, uso da mão tem sentido se alimenta a sua família ou outros, melhora a estética de seu entorno, desperta a sua vida interior, ou faz você se sentir a calma, porque ele cria ordem (p. 44).
Criação ou tendendo coisas à mão melhora a saúde mental e nos faz felizes. Lambert (2008) descobriu muitos benefícios do uso da mão, incluindo:
  • Diminuição da depressão.
  • Diminuição da ansiedade.
  • Diminuição do estresse.
  • Aumento emoções positivas.
  • Cognição melhorada.
  • Diminuição da solidão, aumentando toque humano e contatos sociais.
  • Concentração aumentada.
  • Aumento da auto-estima.
 O fato de que passamos muito tempo em dispositivos tecnológicos e compramos quase tudo o que precisamos, em vez de ter que fazer , tem nos privado de processos que proporcionam prazer, significado e orgulho. Quando fazemos algo, nos sentimos feliz e eficaz.  Quando fazemos um trabalho significativo com as nossas mãos estimulamos o cérebro a liberar neuroquímicos com dopamina e serotonina .
Como enfermeiras, nossas mãos estão muito envolvidos na sobrevivência dos outros. Talvez a recompensa dos produtos químicos feelgood é uma razão por que continuamos a profissão, apesar do stress.
Vivemos em um mundo acelerado, com um número crescente da economia . No entanto, nem todas essas opções estão avançando a nossa qualidade de vida. Pense sobre o que fazemos com nossas mãos (mensagens de texto, pressionando os botões do microondas para "cozinhar" uma refeição preparada, respondendo e-mail, agora facebook, instagram rsrsrsrs). Newman (2011) sugere que, para ser mais feliz, devemos tentar fazer com que nossas vidas seja um pouco mais difícil. Por exemplo, ao invés de correr para a loja para comprar uma roupa de criança, tenta costurar uma. Em um estudo sobre costura, Reiner (1995) descobriu que as mulheres que costuram experimentaram uma queda significativa na freqüência cardíaca, pressão arterial e transpiração. 
O que é uma coisa criativa e significativa que você pode fazer com suas mãos? Asse um bolo? Cozinhe um ensopado? Croché? Plantar um pequeno jardim?Faça convites feitos à mão? Pintar um quadro? Escreva um pouco de poesia?
Lembre-se que quando criança adorávamos  dizer, "eu fiz isso com minhas próprias mãos" Explore algumas das muitas maneiras e muitas vezes as mãos podem ajudar você a navegar e equilibrar os desafios da enfermagem hoje. Deixe a sua criatividade com o uso da mão melhorar o seu bem-estar. 
E qual a nossa realidade de vida? Temos tempos livres para tudo isso ou não sabemos organizar nosso tempo?Algum enfermeiro ainda não passou por essas situações acima que leva ao estress?
Deixo aqui uma reflexão para todos vocês e favor deixar seus comentários sobre como você lida com seu estress do trabalho.
Obrigada por lerem. Manu







1 comment:

  1. Vivenciamos isso diariamente Manu,sempre vemos colegas estressados,revoltados,ate mesmo tratando mau os pacientes,por conta de estresse de trabalho,isso nao justifica o outro erro,mais e o que vemos,infelizmente.

    ReplyDelete