Saturday 29 July 2017

Delirium


 
Hoje cheguei no plantão e uma paciente pós cirurgia cardiaca estava muito confusa,dizendo que quase morreu durante a cirugia ,a familia teve que pegar um taxi que custou R$400 reais e ela dizia que gritava muito com a filha. Ela também mencionou que ja estava chamando os principais jornais para puplicar a experiencia ruim que vivenciou no hospital X.Tudo isso ela dizia com a maior conviccão e realmente parecia que ela estava passando por essa experiencia. O que leva os pacientes a reagirem dessa forma? Isso é uma forma de delirio que se não  tratado pode ter varias complicacoes.




Delirium e sua ferramenta de avaliação:







De acordo com Nice (2014), delírio (às vezes chamado de "estado de confusão aguda") é uma síndrome clínica comum caracterizada por consciência perturbada, função cognitiva ou percepção, que tem um início agudo e curso flutuante. Desenvolve-se durante um curto período de tempo (horas a dias) e é geralmente reversível.




O delirium prejudica a capacidade dos pacientes de receber, processar, armazenar e relembrar informações e resultados em resultado adverso. Ele afeta cerca de 80% dos pacientes ventilados mecanicamente (unidade de terapia intensiva delírio, 2015) e ocorre em 15% para 53% dos indivíduos mais velhos pós operatório (American psiquiatria Association (ASA), 2013).




Delírios associados à UTI.


Inúmeros estudos descobriram que o delírio da UTI foi associado a muitos aspectos negativos, como:


 - aumento do tempo no ventilador




 - um maior periodo na UTI




 - riscos de infecção




 -  aumento dos custos




 - mortalidade mais elevada – tanto no hospital como depois da alta




-  maior disfunção cognitiva a longo prazo





(ICUdelirium.org; Mehta et al, 2015; Annemiek, e.w., 2014)




Subtipos de delírio (Nice, 2014)
O delirium pode ser classificado em três subtipos:

Hiperativo:caracterizado pela excitação intensificada, inquietação, agitação, e tentativas de remover tubos e cateters.


Hipoativa-caracterizada , apatia, letargia, diminuição da receptividade, um paciente que está quieto e sonolento
Mista – caracterizada pela oscilação entre os dois.


O delírio hiperativo personifica menos de 2% dos casos, enquanto o delírio hipoativo compreende 44% a 65% dos casos. Estes estado delirante hipoativo é aquele que às vezes não são diagnosticado  e muitas vezes mal interpretado como "depressão" por profissionais de saúde (Pandharipande et al, 2007; Wells, 2012).




Para identificarmos nos primeiros dias,todos os pacientes são avalliados seguindo as normas do Cam-UTI.


O que é Cam-UTI?
O método de avaliação de confusão para unidade de terapia intensiva (CAM-UTI) é uma ferramenta de seleção válida e confiável para diagnosticar Delirium, que foi recomendada pelas diretrizes Nice (2014).


Conhecem esse método?O que usam nos estabelecimentos que trabalham? Nos próximos post estarei explicando um pouco mais desse método.





















.

No comments:

Post a Comment