Wednesday 29 February 2012

Serviço Nacional de Saúde - SUS ? não NHS


          Hoje resolvi escrever um pouco do SUS, alias NHS como e chamado aqui o Servico Nacional de Saúde. Como no Brasil, contribuímos com taxas para manter o NHS para prestar serviço aos residentes do Reino Unido. Os países do Reino Unido como Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda do Norte tem seu próprio sistema o qual opera-se independentemente e o governo relevante de cada um deles e responsável pelo sistema. Apesar de seus financiamento e administração separados, não há nenhuma discriminação quando um residente de um pais do Reino Unido exige o tratamento em outro. As conseqüências financeiras e administrativas são tratadas pelas organizações envolvidas e nenhuma participação pessoal pelo paciente é exigida. Os cidadãos de nações da área econômica europeia, assim como aquelas dos países com que o Reino Unido tem arranjos recíprocos. Imigrantes legais também podem usufruir do serviço. Além da escala dos serviços médicos disponíveis aos residentes e aos cidadãos legais do Reino Unido, o NHS igualmente fornece o cuidado de emergência livre àqueles dentro das beiras BRITÂNICAS, não importando sua origem nacional, incluindo os turistas do exterior.


        E na pratica como tudo isso funciona? estou escrevendo a minha experiencia, lembrando a todos vocês. Temos postos de saúde (conhecidos aqui como GP) com médicos gerais, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Precisando de atendimento medico ou de enfermagem precisamos contactar o GP e marcar consulta com o profissional interessado. Geralmente, se consegue horário em uma semana, claro que em casos que não sejam de emergência. Dai, apos a avaliação do profissional você sera encaminhado para um medico especializado ou sera tratado pelo GP mesmo. Em casos de cirurgias eletivas, tempo de espera geralmente em dois meses ou mais dependendo do problema. A maioria dos hospitais são públicos, e minoria mesmo particulares. A minoria da população tem plano de saúde, mais a maioria e tratado pelo NHS. Claro que como qualquer instituição tem seus problemas, nem tudo e perfeito, mais na minha opinião o sistema funciona mesmo. Para curiosidade de vocês medicamentos sem custo nenhum se: acima de 60 anos, menores de 16, 16-18 estudante, gestantes e pessoas deficientes. 

           Bom pessoal vou ficando por aqui e qualquer curiosidade deixem um comentário no blog que assim que puder escrevo para vocês. Obrigada por lerem.

No comments:

Post a Comment