Monday 18 January 2016

Diário de uma enfermeira de UTI

Olá ,

Hoje resolvi escrever o diário de uma enfermeira de UTI:
7:30 troca de plantão, somos em um grupo de 1 9enfermeiros, sendo 18 enfermeiros que assumem os cuidados gerais dos pacientes (1:1) e uma enfermeira responsável pela unidade. A enfermeira responsável pelo plantão anterior, passa o plantão informando sobre todos os pacientes da unidade para a turma que está chegando no plantão. Temos 18 leitos, então ela faz um resumo do quadro hospitalar de cada um. Os enfermeiros são alocados por pacientes e aí ocorre a troca de plantão com mais detalhes no leito do paciente pela enfermeira que está deixando o plantão. Parece longo o processo mas na verdade é bem simplificado.
8:00 exame físico do paciente  e verificar se todos equipamentos a beira do leito estão funcionando adequadamente.
9:00 elaboração do plano de ação para o plantão (diagnóstico,planejamento e cuidados ) em ordem de prioridades. Nada complicado, bem simplificado para servir de guia. Geralmente sigo o exame físico e detalho as minhas preocupações e questionamentos para quando tiver a visita médica.
10:00 A cada hora tem a anotação dos sinais vitais. Verificamos os resultados de sangue venoso e arterial. E como somos responsáveis pelas medicações, verificamos se alguma medicaçao está quase acabando . 11:00 cuidados orais e dos olhos. No momento só usamos mesmo escova e pasta de dente para higiene oral dos pacientes com traqueostomia ou entubado. E para os olhos limpar com soro fisiológico e usar o colírio prescrito.
12:00 preparar e administrar as medicações.
13:00 as 15:00: os horários de visitas são pela manhã das 8:00 às 20:00. Mas nesse período de 13:00 às 15:00 chamamos de rest period onde os pacientes tem o tempo deles para descansar. As luzes são diminuídas na UTI.
As mudanças de decúbito são feitas a cada 3h . Claro que dependendo do paciente esse intervalo pode ser menor ou maior. Todas as camas tem colchao de ar.
15:00 as 19:00: cuidados de enfermagem , procedimentos, aspiração, escrever o plano de cuidados oficial no prontuário do paciente, escrever o diário do paciente, e outras interferências do dia sao realizadas de acordo com a necessidade do paciente. Também tem a família que também damos atenção, eles também tem o direito de escrever no diário do paciente.

As visitas medicas geralmente são pela manhã. Consiste dos médicos plantonistas, farmacêutica, enfermeira responsável pela unidade e a enfermeira que está cuidando do paciente. Na parte da tarde tem a visita do microbiologista revisando o uso dos antibióticos para cada paciente.

19:30 inicia-se a troca de plantão.
20:00 hora de ir para casa.

Escrevi bem simplificado não detalhando muito pois os cuidados irão variar bastante dependendo da gravidade do paciente. Fazemos também a diálise continua  e uso de outros equipamentos.

Obrigada por passarem por aqui.

Deixem suas dúvidas e comentários abaixo por favor.

Manuella

1 comment:

  1. Olá! Sou brasileira , moro no brasil e sou técnica em enfermagem , falo um pouco de inglês e quero fazer faculdade de enfermagem em Londres , porém gostaria de saber como fazer para trabalhar como técnica em Londres durante o tempo da faculdade??
    Obrigada e adorei o seu blog!!

    ReplyDelete