Monday 10 June 2013

' Pâncreas Artificial'

Mais uma novidade que achei valer a pena compartilhar com vocês. Reportagem tirada do site Diabetes UK.


Uso doméstico de pâncreas artificial marca a história do diabetes


Cinco adultos com diabetes tipo 1 têm desempenhado um papel marcante na história da pesquisa do diabetes, tornando-se os primeiros adultos a usar um pâncreas artificial em suas casas sem supervisão médica.
Esta etapa oferece uma esperança real para um futuro onde as pessoas com diabetes tipo 1 não precisam mais monitorar os níveis de glicose no sangue, e onde eles terão uma melhor chance de viver uma vida longa e saudável.

Sistema de circuito fechado

O pâncreas artificial é um sistema de "circuito fechado", que monitora os níveis de glicose no sangue e usa essas informações para ajustar a quantidade de insulina a ser administrada por uma bomba de insulina. Isso garante que a pessoa esteja sempre recebendo a quantidade certa. O dispositivo monitoriza os níveis de glicose no sangue e usa um enlace de dados de infravermelhos para transmitir informações para uma bomba de insulina ligado ao corpo do paciente, que ajusta os níveis de insulina em conformidade.
A idéia para este sistema tem sido falado por um longo tempo, mas os pesquisadores tiveram que proceder com cautela: ter muita ou pouca insulina é potencialmente prejudicial. 

Os resultados da pesquisa previstos para o final do ano

A pesquisa, liderada pelo Dr. Roman Hovorka, começou a recrutar participantes no final do ano passado. Agora, cinco participantes passaram quatro semanas usando o pâncreas artificial durante a noite, que é um momento em que os níveis de glicose no sangue pode cair muito . No total, 24 pessoas vão participar da pesquisa e vão usar o pâncreas artificial à noite, durante quatro semanas e o uso de terapia padrão por mais quatro semanas. Os resultados do estudo deverão estar prontos até o final do ano.
Mesmo que os resultados sejam promissores, ainda vai demorar algum tempo antes que o pâncreas artificial torna-se disponível como um tratamento para a diabetes tipo 1 e, inicialmente, provavelmente seria usado apenas para prevenir hipoglicemia  a noite. No entanto, pensa-se que dentro de uma década a tecnologia pode desenvolver até um ponto onde aqueles que  usarem não precisarão monitorar seus níveis de glicose no sangue.

Conveniência e um controlo mais apertado

Além de ser mais conveniente, o pâncreas artificial pode ajudar pessoas com diabetes a manter um controlo mais rigoroso dos níveis de glicose no sangue do que é possível com os métodos atuais.Tendo os níveis de glicose no sangue de forma incontrolada coloca as pessoas em maior risco de complicações de saúde, como amputação, insuficiência renal e acidente vascular cerebral, e é a principal razão pela qual, em média, as pessoas com diabetes tipo 1 morrem cerca de 20 anos mais jovem do que o resto da população.Isto significa que, a longo prazo, o pâncreas artificial tem o potencial de reduzir significativamente o número de mortes prematuras relacionadas com a doença.

1 comment:

  1. Ola Manu, sou formada em enfermagem e estou com planos de ir a Londres gostaria de saber algumas informacoes sobre como vc conseguiu o registro ai. Voce poderia me escrever? abreu.adriana@hotmail.com. obrigada

    ReplyDelete